logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Segurança | 13/10/2025 | 18:26

Atendimento especializado para mulheres, crianças e idosos é iniciado na Polícia Civil de Içara

Equipe nomeada está concentrada na Sala Lilás da Delegacia da cidade

Redação

Compartilhar:

A Delegacia de Polícia Civil de Içara já conta com uma equipe destinada a acolher e investigar casos envolvendo mulheres, crianças e idosos vítimas de violência. Ainda sem uma unidade especializada oficial, os atendimentos estão sendo realizados na chamada Sala Lilás, localizada dentro da estrutura da delegacia geral, no bairro Primeiro de Maio.

A equipe conta com o delegado Walter Watanabe, uma psicóloga policial e uma escrivã. Juntos, eles iniciaram a organização de um setor administrativo exclusivo para os casos de maior vulnerabilidade, com o objetivo de humanizar e qualificar o atendimento até que a delegacia especializada seja efetivamente criada.

"Já conseguimos estagiários para a nova delegacia por meio da Prefeitura, estamos conseguindo mesas por meio da sociedade civil e temos o compromisso parlamentar de recursos para aquisição de uma viatura caracterizada", detalha o delegado Rafael Marin Iasco.

Estrutura ainda depende de recursos do Estado

Apesar do avanço no atendimento e da mobilização local para montagem do espaço, ainda não há previsão orçamentária do Governo do Estado para a criação da nova delegacia. Segundo o delegado geral de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, a expectativa é de que o decreto que autoriza oficialmente a instalação da Delegacia da Mulher em Içara seja assinado nos próximos dias. Até lá, a atuação segue compartilhando estrutura com a delegacia geral.

“A gente quer atender a mulher num local específico, junto com a criança e o adolescente, diferentemente do atual sistema que atende todo mundo no mesmo prédio. Já temos um delegado, psicólogo e estrutura para isso, agora a ideia é melhorar cada vez mais o atendimento tendo duas estruturas”, explica Ulisses. O plano da Polícia Civil é, a partir da assinatura do decreto estadual, alugar um espaço próprio para a unidade especializada no município.

Acolhimento em parceria com a comunidade

Atualmente em funcionamento, a Sala Lilás é parte de um programa nacional voltado ao acolhimento de mulheres e meninas vítimas de violência. Em Içara, mesmo antes da criação oficial da delegacia especializada, a equipe da Polícia Civil adaptou um espaço dentro da delegacia geral para garantir um atendimento mais humanizado.

O Lions Clube se uniu à iniciativa com a doação de mais de 100 peças de roupas infantis, brinquedos e kits de higiene bucal. A entrega foi marcada pela plotagem da porta da sala, simbolizando a parceria entre a sociedade civil e a Polícia Civil. “Foi uma alegria coordenar essa ação, especialmente agora que a sala abriga a equipe que vai permitir a Delegacia da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Içara, reforçando o compromisso com o acolhimento, a solidariedade e o respeito”, indica a advogada, voluntária do Lions Clube, Pâmela de Sá.

Cenário positivo no Sul de Santa Catarina

Conforme o delegado-geral, Ulisses Gabriel, a nova delegacia de Içara atende uma padronização estadual para cidades com mais de 50 mil habitantes. Também reforça o trabalho na segurança pública. “Nós conseguimos diminuir o número de mortes violentas e aumentamos a resolução desses tipos de crimes, em razão de um trabalho feito de forma integrada entre Polícia Civil, Militar, Científica, Penal, Corpo de Bombeiros, Ministério Público e o Poder Judiciário”, afirma. No Sul do estado, ele lista ainda reformas em delegacias, distribuição de novos veículos e equipamentos, além de projetos para construção de sedes próprias em municípios como Orléans e Morro da Fumaça.