logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Cinco aspectos para uma boa apresentação

Compartilhar:

Já parou para observar um pouco sobre a maneira como as pessoas se comunicam? O cuidado com a postura e a mensagem pode definir uma palestra, aquela entrevista no emprego, além de uma disputa eleitoral e até um relacionamento social. “Toda vez que você fala em público, está sendo um comunicador”, lembra o consultor Timothy J. Koegel. Algumas técnicas consideradas fundamentais por ele estão no livro Como se tornar um comunicador fora de série. No Brasil, a obra foi traduzida por André Costa e publicada pela Editora Sextante. Confira uma prévia:

MAPEAMENTO: Todas as ferramentas tecnológicas ajudam, mas podem aumentar o risco de falhas. Vai fazer uma palestra? Chegue com 60min de antecedência, confira se os equipamentos estão funcionando, como ficarão os acentos e a acústica do local. Também converse com o público. As informações preliminares ao evento poderão ajudar a conhecer as expectativas dos participantes para aumentará a eficácia.

MENSAGEM: A duração da atenção total dos adultos varia de 15 a 30 segundos. Não é nada pessoal! Por isso a mensagem deve ser focada e relevante. Se disser às pessoas o que elas irão ouvir, é mais provável que prestem atenção. Evite também o ruído verbal (humm... tipo... sabe...). Jamais limite-se aos slides ou fichas pessoais. Tampouco estenda-se de mais. Lembre também de encerrar a participação sempre com o reforço do objetivo da mensagem pretendida.

INTERAÇÃO: Se possível, cite nomes da plateia. Uma estratégia é também questionar os participantes e promover pesquisas sobre o tema proposto com o auditório. Para quebrar o gelo, busque acontecimentos e publicações atuais. O bom humor também ajuda a romper barreiras. Em caso de questionamentos, responda uma pergunta por vez. Se não estiver apto, informe sem ter vergonha. É melhor não blefar para evitar o mico.

POSTURA: Busque olhar para as pessoas e acompanhe com os ombros junto. Quando você mira em uma pessoa, muitas outras acharão que é com elas. Evite mexer em objetos que possam distrair a atenção. Os gestos não devem ser o ponto central, mas podem ajudar a transmitir informações. Se for apresentar um slide, não fique de costas para o público. De preferência fique de pé. Se estiver sentado, em uma mesa ou tribuna, não se debruce.

TREINO: Uma sugestão é criar módulos de três minutos. Desta forma, é possível ajustar a montagem conforme a necessidade da plateia. Políticos, executivos e gerentes costumam ser bajulados demasiadamente. Isto faz com que tenham uma sensação falsa de domínio. Por isso, seja autocrítico e prepare-se durante as atividades do dia-a-dia. A maneira como algo é pronunciado pode ter um impacto determinante no cotidiano.