logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 09/06/2025 | 17:54

Diocese de Criciúma celebra ordenação presbiteral de Eduardo Borges Viana

Celebração foi realizada na Paróquia São Donato, em Içara

Redação | com informações de Tiago Clezar, da Diocese de Criciúma

Compartilhar:

A Diocese de Criciúma viveu um momento de grande júbilo com a ordenação presbiteral do diácono Eduardo Borges Viana neste fim de semana. A cerimônia, presidida pelo bispo diocesano Dom Jacinto Inacio Flach, ocorreu no sábado, dia 7, na Igreja Matriz da Paróquia São Donato, em Içara, e marcou a segunda ordenação de um grupo de cinco diáconos que serão elevados ao sacerdócio ainda este ano na diocese.

Nascido em uma família de fé, Eduardo é filho de Cristiano Réus Viana e Lucineia Borges, e tem dois irmãos Edvan e Sabrina. O novo sacerdote teve sua iniciação cristã na comunidade do Campo Mãe Luzia, que pertence à Paróquia São Miguel Arcanjo, em Içara. Em 2013, mudou-se para o bairro Jardim Silvana, onde despertou sua devoção à padroeira da comunidade, a Mãe Peregrina.

Sua vocação ao sacerdócio consolidou-se em 2015, quando ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza. Entre 2017 e 2019, cursou Filosofia no Seminário Filosófico de Santa Catarina, em Brusque, e, a partir de 2020, dedicou-se aos estudos em Teologia no Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis, quando se formou em 2023.

Ao longo de sua formação, o agora padre Eduardo acumulou ricas experiências pastorais, atuando nas Paróquias São José Operário (Blumenau), Nossa Senhora do Rosário (Gaspar), Sagrado Coração (São José), São João Evangelista (Biguaçu) e São Paulo Apóstolo (Criciúma), onde realizou seu estágio pastoral em 2024. Sob o lema “Se o grão que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto” (Jo 12,24), a cerimônia teve início com o pedido de ordenação feito pelo padre Antônio da Silva Miguel Júnior, reitor do Seminário Teológico Bom Pastor.

Em sua homilia, Dom Jacinto destacou a tríplice missão do sacerdote, que deve ser profeta, sacerdote e rei, recordando que todo padre é chamado a seguir Cristo no anúncio da Palavra, na santificação e no serviço pastoral. Após a homilia, seguiram-se os ritos essenciais da ordenação: a imposição das mãos e a prece consecratória, momento em que o diácono Eduardo foi constituído sacerdote. Em seguida, recebeu a estola e a casula, símbolos do serviço, e teve as mãos ungidas com o óleo do Crisma, gesto que evidencia sua consagração a Deus.

Um dos momentos de grande emoção foi quando sua mãe desatou as mãos enlaçadas pelo bispo, recebendo a primeira bênção do filho, ao lado do esposo. Por fim, padre Eduardo recebeu o cálice e a patena, instrumentos sagrados para a celebração da Eucaristia. Emocionado, o novo sacerdote agradeceu a todos que o acompanharam em sua caminhada, especialmente sua família, formadores e amigos. Com devoção, recordou a presença constante da Mãe Peregrina em sua vida: "Ela foi minha companheira em cada passo, guiando-me com seu amor materno”.