logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Içara Ensina Mais é apresentado entre projetos de referência no Sul do país

Resultados foram compartilhados com mais de 700 profissionais em Florianópolis

Compartilhar:

O projeto Içara Ensina Mais, da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, foi um dos quatro escolhidos para representar o estado no 19º Fórum Ordinário da Undime/SC e Região Sul. O evento, realizado nesta semana, em Florianópolis, contou com a presença de mais de 700 educadores de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Mais de 50 práticas foram inscritas no processo seletivo para apresentação.

O Içara Ensina Mais foi criado para a suprir as necessidades da educação pós-pandemia e auxiliar os alunos com defasagem no aprendizado durante o ensino remoto. Em seguida, foi transformado em reforço escolar de Português e Matemática para todos os alunos da rede municipal. Em 2021, o Quadro de Diagnóstico identificou 812 estudantes com defasagem entre os 3.760 matriculados no Ensino Fundamental. No ano seguinte, o projeto atendeu 1.100 alunos.

“O Fórum da Undime é um espaço coletivo que oportuniza o debate de temas de interesse educacional e possibilita a interação entre os municípios. Oportuniza também o compartilhamento de boas práticas. Poder divulgar o Içara Ensina Mais para todo o Sul do Brasil foi muito gratificante, sinal de que as políticas públicas do nosso sistema educação estão ganhando grande evidência. Espero que o nosso exemplo possa inspirar iniciativas para melhorar a educação pública em nosso país”, avalia a secretária de Educação de Içara, Rose Margareth Reynaud Mayr.

Conforme a prefeita Dalvania Cardoso (PP), o impacto do projeto pode ser mensurado pelo primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Fundamental de Içara na Região Carbonífera. “Quando assumimos, as aulas estavam voltando a ser presenciais e sentimos o quanto a pandemia foi maléfica para os mais novos. Precisamos pensar em uma solução rápida e certeira para garantirmos que ninguém ficasse para trás e assim evitarmos a evasão escolar. Receber esse reconhecimento é fruto de toda a gestão técnica e eficiente que implementamos”, pontua.